Conheça a Cinomose!


Pra quem não conhece esta doença, aí vai um resumo de pesquisas que fiz sobre o assunto! E logo mais abaixo o vídeo que eu fiz da Mel mostrando sua recuperação!

Conhecendo a Cinomose... 



A Cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), que atinge animais como cães, furões/ferrets e alguns outros animais silvestres Ela degenera os envoltórios lipídicos que envolvem os axônios dos neurônios, conhecidos como bainha de mielina. Junto com ela, geralmente aparecem infecções causadas por bactérias.

A transmissão ocorre, em geral, através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Isso pode se dar através de um espirro do animal doente, espalhando a secreção ao redor e contaminando os cães que estejam por perto. É muito importante que se diga, que o vírus da Cinomose tem pouca resistência em nível ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro, o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença, diferentemente do que ocorre com a parvovirose, por exemplo.
Sendo assim, a cinomose é considerada a maior ameaça à saúde dos cachorros depois da raiva.Apesar de ser uma doença grave, nem todos os animais infectados morrem. Estima-se que a taxa de mortalidade varie
de 25 a 75% entre os animais doentes. Assim sendo, a resposta do animal à doença parece ser um fator muito importante na sua recuperação.
Porém, apesar desse prognóstico ruim, um cachorro com cinomose precisa receber tratamento médico o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o veterinário puder medicá-lo, melhores as chances de sobrevivência.

Principais sinais
  • Falta de coordenação
  • Febre
  • Apatia, 
  • Falta de apetite
  • Vômito e diarreia
  • Secreção nos olhos e nariz

Orientações gerais durante o tratamento

De que seu cachorro vai precisar: 
  • Orientação de médico veterinário
  • Água
  • Dieta leve
  • Medicamentos
  • Muito carinho e atenção de você
 Vale lembrar que o tratamento da Cinomose é sintomático, ou seja, procura diminuir a intensidade dos sintomas decorrentes da doença, enquanto o organismo do animal tenta se recuperar. Tratar dos sintomas é fundamental para diminuir o sofrimento do seu cachorro ou mesmo permitir que ele tenha forças para se recuperar. Mesmo depois de curados muitos cães podem manifestar sintomas neurológicos por toda a vida.


 Prevenção

A prevenção é a melhor arma contra este mal em cachorros. Infelizmente, no Brasil apenas 1 em cada 5 cães é vacinado contra a cinomose anualmente. Porém, programas de vacinação em massa podem reduzir drasticamente a incidência dessa doença.
  • Os filhotes de cachorros já podem ser vacinados a partir de 6 semanas de vida, mas essa indicação deve ser feita pelo médico veterinário;
  • Cachorros doentes, subnutridos ou parasitados devem ser tratados antes de receber a vacina;
  • Os cachorros devem ser revacinados uma vez ao ano contra a cinomose;
  • Consulte sempre seu veterinário. Ele é a melhor pessoa para determinar o programa de vacinação ideal para seu animal de estimação.





Superação!!!

Aí está o videozinho que fiz da Mel *-*



É com grande alegria que mostro essas conquistas da Mel, pois quando ela apresentou os sinais da doença algumas pessoas me disseram que ela não ia "durar" muito... que era questão de tempo! E outros acreditavam que a recuperação dela não ia ser tão rápida... que ela ia ficar sem andar!
Mas graças ao meu bom Deus ela está aí, se recuperando super bem!!!

Obrigada a todos que acreditaram e torcem pela Mel *-*
Beijokas e fiquem com Deus!!!




1 Recadinhos *-*:

  1. Olá.
    Fiquei muito triste ao ver a mel doente, mas me alegrei muito quando vi ela andando novamente!!!
    Logo ela estará correndo feito uma adolescente novamente rsrsrsrsrs
    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Ate mais

    ResponderExcluir

Oiii... obrigado pela visita!!!

Pode deixar seu recadinho...
Vamos adorar lê-los!!!

É muito bom ver você por aqui!

Beijokas *-*

✿ Juh, Mel, Yoshi e Rosinha ✿